sábado, 9 de janeiro de 2016

Sol



A nossa SOL, depois do acidente que sofreu, teve de fazer uma eco e foi então descoberto que sofre de Cushing Bilateral.
A Doença de Cushing ou Síndrome de Cushing (hiperadrenocorticismo) é uma doença resultante de uma superprodução crônica de glucocorticóides pelo organismo. Em um cão normal, a hipófise produz uma hormona chamado ACTH, que estimula a glândula adrenal a produzir um hormônio esteróide,o glucocorticóide que é responsável pelo funcionamento de muitos sistemas do organismo.
A Doença de Cushing ou hiperadrenocorticismo é considerada uma patologia de cães e gatos de meia-idade ou idosos. Ela é muito mais incidente em cães. A doença é bastante similar em gatos, porém, nos felinos, mais de 80% dos animais afetados também apresentarão diabetes mellitus.
A média de idade de aparecimento da doença varia entre 6 e 7 anos, mas também pode ocorrer na faixa que de 2 e 16 anos de idade.

O sintoma mais comum é o aumento do consumo de água e consequente aumento do volume urinário (poliúria/polidipsia). O cão passa a beber entre 2 a 10 vezes o volume normal de água e consequentemente ocorre um aumento proporcional do volume urinário. Estes sintomas estão presentes em e 85% de todos animais com hiperadrenocorticismo.
O aumento abdominal também é um dos sintomas clássicos da doença e ocorre em 80% dos casos. Este aumento abdominal é decorrente de uma “migração” de gordura para a região abdominal e de um enfraquecimento e perda de massa muscular dos membros.
A queda de pêlos e o “afinamento” da pele (a pele realmente fica mais fina, menos espessa) também são sintomas comuns em cães com a enfermidade. A queda de pêlos começa na área dos cotovelos e avança pelos flancos e abdómen até que atinja o corpo todo do animal, deixando coberta apenas a cabeça e as extremidades dos membros.
A Sol está agora medicada para a sindrome de Cushing.

Sem comentários: