terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O início de 2011

Amigos,
No início de 2010 diziamos que tinhamos esperança que esse ano fosse melhor que o anterior. Hoje, início de 2011 só esperamos que este ano não seja pior que o anterior.
Só para terem uma ideia recolhemos 15 novos animais numa semana!!!
Não sabemos onde colocar os animais, é aflitivo...
 
O nosso querido Barbas, que viveu na rua tantos anos, foi adoptado, mas tantos outros esperam por uma oportunidade.
 
O problema da não esterilização subsiste, e continuam a colocar no lixo, sacos com animais vivos recém nascidos, como se fosse lixo! Atitudes da Idade da Pedra, mas praticados no século XXI. Mas na Idade da Pedra não haviam método contraceptivos, hoje está ao alcançe de todos ou quase todos. No entanto, o mais prático (ou fácil) é deitar no lixo seres vivos.
Foi o que aconteceu aos quatro cachorros da foto, alguém viu lançar um saco de plástico para fora de um carro em andamento. Estavam lá 4 cachorros recém nascidos, infelizmente não sobreviveram.
 
A Bica que desde há meses tentavamos capturar em santana, foi atropelada no dia 2 de janeiro. Partiu a bacia em dois pontos. Tem tanto medo das pessoas que não reagiu, nem sequer rosnou quando a apanhámos na estrada cheia de dores. Os seus cachorrros foram por nós resgatados há 8 meses. Ainda temos a Beca.
 
O  Cancun é um gentleman, cavalheiro, delicado e dócil. Apareceu na Quinta do Conde com um dedo partido e neste momento tem uma tala para recuperar, pois a cirurgia em dedos não foi uma opção viável. É tão doce e meigo que todos os cachorros o adoram. É um animal ideal para quem quer uma companhia tranquila.
 
A Karma, apareceu na Maçã, tem uma infecção nos olhos, da qual esperamos que recupere. É uma menina também muito dócil e carinhosa. Calma, não manifesta qualquer impaciência apesar de ter a visão perturbada neste momento. Esperemos as suas rápidas melhoras.
 
A Shiva foi encontrada num parque de estacionamento, deitada no chão sem se mexer.
"Quando a chamámos e tocámos nela, apenas abriu os olhos, parecia que não tinha forças para se mexer e estava ali para morrer. A Shiva estava muito magra, fraca e não se conseguia levantar.Alguém jtinha tentado que ela comesse um pouco de pão mas ela não comeu. Quando abrimos uma lata de comida para cão ela mexeu-se e comeu um pouco. O que ela fez depois deixou-nos sem palavras... Veio na nossa direcção, lambeu as mãos à Susana como que a agradecer. Quando abrimos a porta do carro, ela parecia saber muito bem o que era um carro e dirigiu-se a ele. Tentou entrar para a parte de trás mas não tinha forças para tal, então começou a ganir baixinho como que a pedir ajuda para subir para o carro. A viagem até ao veterinário comprovou-nos as nossas suspeitas de que ela já tinha tido experiências com carros e pessoas. Passou o tempo todo a lamber as nossas caras e com o focinho sobre os nossos ombros, parecia que nos conhecia desde sempre..." Obrigada Susana e Nuno por ajudarem este menina. O médico veterinário diagnosticou artroses. Está a ser medicada e as melhoras são fantásticas!
 
O Oscarzinho foi encontrado pelo nosso colaborador Oscar que o viu amarrado a um pé de um contentor do lixo, com uma corda ao pescoço, com uma chuva torrencial,  no sábado dia 8, e tentava refugiar-se debaixo do contentor... pobre cãozinho...
 
Estas são algumas histórias de alguns animais deste mês. Todos os outros têm também uma história que ficará por contar.
 
Contamos que as nossas visitas às Escolas e Jardins de Infância tragam frutos a médio prazo. Acreditamos que a sensibilização que fazemos com as crianças e jovens melhorará a qualidade de vida dos animais. Estas criança e jovens serão os homens e as mulheres de amanhã. Acreditamos neles.
 
Precisamos de voluntários, para passear animais. Se não puderem vir com regularidade, juntem-se ao grupo "Vamos Passear o cão" são uma equipa fantástica! Obrigada a esta equipa! Veja aqui.
 
Também precisamos de voluntários para arrumar a farmácia, casinha da ração, cortar cobertores, etc, há sempre muito para fazer. Já para não falar da ajuda para as nossas "obras de melhoramento". Apareça, é muito bem vindo.
 
Visite o blog dos nossos voluntários e faça-se voluntário. Ajude-nos a ajudar. Os nossos animais estão todos vacinados, desparasitados, chipados e quase todos esterilizados, e os custos são muito elevados.
 
Obrigada!

Sem comentários: