Em Fevereiro/Março de 2010 eu e mais duas colegas decidimos ir trabalhar num abrigo de cães abandonados em Sesimbra, Portugal. Na verdade não esperávamos encontrar ali tantas pessoas que realmente se preocupam com o bem estar e a vida daqueles cães. A nossa experiência, a minha pessoalmente, foi maravilhosa. Aquilo ali é uma lição de vida para cada um que procura fazer realmente a diferença. As pessoas que trabalham para o abrigo de cães estão sempre preocupadas com o bem estar dos animais abandonados e fazem o possível e o impossível para salvar vidas e procurar novos donos que possam doar amor para cada um deles.
Realmente, quem se inscreve como voluntário não pode esperar que ali se trabalhe como se quer. Quem vai como voluntário tem que pensar somente nos animais, e estar ali para fazer o trabalho que eles precisam. Como são muitos cães no abrigo, os animais precisam se exercitar durante o dia, e para isso são usados os voluntários, pois o abrigo tem pessoas qualificadas para dar comida, água e limpar as casinhas. Os voluntários passeam com os cães o dia todo, levam os cães para andar, para se distrairem, para dar a eles um pouco de liberdade e carinho a cada cão em particular. São muitos, 3 voluntários como nós não era o suficiente, mas depois de um dia todo de trabalho, levando os cães para andar e tendo contacto directo com cada um deles, a pessoa se sente gratificada, se sente necessária, se sente amada por todos os cães e a gratificação que se tem no final de cada dia é simplesmente impagável!!
Eu aconselho a cada pessoa a tentar fazer o trabalho de voluntário neste abrigo. É uma maneira de encontrar a si próprio ajudando aqueles cães que estão somente procurando carinho e amizade. Os cães, mesmo os grandes são meigos e voltar para a Bélgica, deixando para trás os olhinhos de cada cão foi um momento muito triste. Tenho certeza de que voltarei a ser voluntária ali, minha experiência me ensinou que não existe maior gratidão no mundo do que a daqueles animais, não existe sentimento melhor do que esta de ajudar aqueles bichinhos que estão a precisar de nosso amor. E amor, atenção e exercício diário é tudo o que eles pedem!
Saudades de cada um deles,
Elaine Borges Van Elst
Sem comentários:
Enviar um comentário